Nos dias 21 e 22 de setembro, os artistas palhaços Fernando Oliveira e Francis Severino estreiam, no Teatro Raul Belém Machado, o espetáculo “Sirene”, que comemora os 12 anos da dupla.
A peça é inspirada em uma história real, vivida pelos artistas em 2015, quando Matheus, um garotinho cego, na época com apenas seis anos de idade, recebeu alta do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte para seguir com o tratamento em casa. Mas o que “ninguém sabia” é que o menino havia combinado um “plano de fuga” que contou com a ajuda de dois palhaços que ele conhecera no hospital: Mulambo e Risoto. Matheus sonhava em fugir do hospital e teve o seu plano e fuga executado pelos doutores palhaços (sem saber que na realidade estava recebendo alta).
Essa história – que na época ganhou repercussão da imprensa nacional – é o ponto de partida para o espetáculo “Sirene”, que tem texto de Fernando Oliveira e Francis Severino, sob a coordenação de João Filho, e direção de Lenine Martins. Agora, a trama se passa após a fuga, dando continuidade à imaginação da dupla de palhaços e da criança, que teve início em 2015.
Hoje, com 15 anos, Matheus – que segue em tratamento – fará uma pequena participação em “Sirene”, por meio de um vídeo gravado especialmente para o espetáculo, com ele tocando saxofone.
Mulambo e Risoto
Mulambo e Risoto formam uma dupla de palhaços que tem a rua e suas possibilidades como norte de pesquisa e criação. Moradores de Belo Horizonte, começaram a trabalhar juntos em 2012, buscando mergulhar numa metodologia onde a rua e seus transeuntes possam direcionar ética e esteticamente as suas criações de cenas, espetáculos, performances e intervenções.
Dessa forma, ao longo desses 12 anos, já foram mais de 1000 apresentações em praças e parques da cidade. Nos últimos anos a dupla vem ganhando destaque no cenário com a participação em diversos festivais importantes com destaque para o FIC-SP 2020 (Festival Internacional de Circo de São Paulo) e o Festival Mundial de Circo de Belo Horizonte em 2022. Mas sem perder a sua essência e missão que é a de circular por bairros e regiões periféricas.
Nos últimos anos a dupla circulou com seus espetáculos por meio de diversos editais de fomento por todas as regiões de BH. Por meio do projeto “Palhaços sem Porteira” realizaram intervenções e oficinas em territórios de alta vulnerabilidade social da capital. O repertório da dupla ainda conta com os espetáculos “Mulambo e Risoto em Lá Ursa”; “Mulambo e Risoto em Busca do Amor”; “Circo Zebruk” e o “Curso Zebruk” que traz formação gratuita em palhaçaria para artistas que residem em territórios descentralizados.
ERVIÇO
Espetáculo “SIRENE!”
Estreia: dias 21 e 22 de setembro, sábado às 19h30 e domingo às 17h30
Teatro Raul Belém Machado: Rua Leonil Prata snº – Alípio de Melo
Gratuito, mediante retirada de ingressos pela Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/97300/d/272842/s/1862418
ou na bilheteria do teatro (2 horas antes das apresentações)
Reapresentação: dias 25 e 26 de outubro, sexta e sábado, às 19:30,
e dia 27 de outubro, domingo, às 16:30
Funarte: Rua Januária, 68 – Centro
Gratuito, mediante retirada de ingressos (bilheteria ainda será aberta)
Instagram: @mulamboerisoto